⚠︎SEGURANÇA ∆NDROID⚠︎
Man-in-the-Disk: uma nova e perigosa maneira de hackear um Android
Aplicativos usam armazenamento externo para muitas coisas úteis, como substituir ou transferir arquivos entre um smartphone e um computador. Contudo, o armazenamento externo é também frequentemente usado para armazenar temporariamente dados baixados da Internet. Primeiro, esses dados são inseridos na parte compartilhada do disco, e só depois transferidos para uma área isolada que apenas aplicativos específicos podem acessar.
Por exemplo, um aplicativo pode usar temporariamente a área para armazenar módulos adicionais que instala para expandir suas funcionalidades, conteúdos adicionais como dicionários ou atualizações. O problema é que qualquer programa com acesso para ler/escrever no armazenamento externo pode ser capaz de acessar e modificar os arquivos, e adicionar algo malicioso.
Como proteger seu Android do ataque Man-in-the-Disk?
- Instale aplicativos apenas de lojas oficiais como a Google Play. Os malwares podem infiltrar-se, mas é muito mais raro – e são removidos regularmente.
- Desabilite a instalação de aplicativos de fontes terceirizadas nas configurações do seu smartphone ou tablet; são as fontes mais perigosas. Para fazer isso, selecione Configurações -> Segurança e desmarque a opção Fontes desconhecidas.
- Escolha aplicativos de desenvolvedores verificados. Verifique a classificação do app e leia as avaliações dos usuários. Evite instalar qualquer coisa que pareça suspeita.
- Não instale o que não precisa. Quanto menos aplicativos tiver no seu smartphone, melhor.
- Lembre-se de remover aplicativos que não são mais necessários.
- Utilize um aplicativo antivírus para mobile confiável que vai notificá-lo caso um programa malicioso tente penetrar em seu dispositivo.

Comentários
Postar um comentário