EUA E EUROPA 'CERCAM' MEMBROS DE GANGUE DE RANSOMWARE REvil
EUA e Europa 'cercam' membros de gangue de ransomware REvil
As duas prisões mais recentes foram realizadas na Romênia ainda no começo de novembro deste ano. A operação, chamada de GoldDust, foi uma colaboração entre investigadores da Interpol, Europol e Eurojust.
Além dos cinco detidos, ao menos outra liderança foi identificada recentemente na Alemanha. O REvil é conhecido por ter atacado alvos de grandes proporções, como a fornecedora de combustíveis Colonial Pipeline e a distribuidora de alimentos JBS — sendo que ambas pagaram o resgate para evitar vazamentos de dados e ter novamente o controle dos servidores sequestrados.
Após meses de atividades, o grupo "fez uma pausa" e até já teve os próprios servidores invadidos como parte das operações de desmantelamento da gangue.
Após meses de atividades, o grupo "fez uma pausa" e até já teve os próprios servidores invadidos como parte das operações de desmantelamento da gangue.
Recompensa salgada
Ainda segundo a Reuters, os Estados Unidos também iniciaram uma campanha para identificar ou capturar os cibercriminosos. O Departamento de Estado do país está oferecendo recompensas de até US$ 10 milhões (cerca de R$ 55 milhões, em conversão direta) para quem tiver informações completas e precisas que "levem para a identificação ou localização" de lideranças da equipe.
Valores um pouco menores também são oferecidos a quem ajudar na prisão ou condenação de outros indivíduos que participaram de ransomwares do REvil.

Comentários
Postar um comentário